A MÁFIA EM L.A. PARTE 1

A MÁFIA EM L.A.



Máfia Jamaicana – Yardies

Os Yardies são imigrantes jamaicanos que encontraram no mundo do crime a maneira perfeita para se ganhar dinheiro. Em meados dos anos 50 seu principal destino foi a Inglaterra, contudo muitos foram para os Estados Unido.
Sua organização costumas ser bem simples e se assemelha a uma gangue de rua, contudo os Yardies são conhecidos por serem extremamente violentos e seus lideres administrarem os negócios com mãos de ferro.
Seus principais negócios são com trafico de drogas e contrabando de armas.


Máfia Albanesa

Os princípios da máfia albanesa, também chamada de “Bajrak” são baseados em um código de honra surgido no século XV, que regia as famílias da região. Tal código conhecido como Canon é, basicamente, sustentado por um pensamento que pode ser descrito pela máxima “palavra dada, palavra cumprida”. A prática de vinganças era legitimada pelo código, o que acabou sendo adotado pelos clãs mafiosos albaneses, que hoje são conhecidos por suas violentas vinganças que ajudam a implantar uma cultura do medo no país com cerca de 5 milhões de habitantes, e a espalhar seus domínios e barbáries a países vizinhos como Kosovo, Macedônia e Montenegro.

A Mafia albanesa está engatinhando ainda nos anos 70, seus primeiros integrantes estão chegando aos EUA, e para sustentar seu comercio ilegal se utilizam dos contatos do leste europeu para traficar mulheres, órgãos e drogas.






Máfia Sérvia

A máfia Sérvia acabou de estabalecer no seu próprio páis de origem e agora está iniciando seu caminho nos EUA, embora jovem, a organização da máfia servia é exemplar e atuante em praticamente todos os ramos do crime embora a hierarquia seja simples e decidida pelo líder de cada clã.

A máfia Servia se divide em clãs, onde cada um atua em determinado ramo do crime quando precisa dividir o território com seus irmãos.

OS CLÃS

Surcin: Clã especielista em roubo de carros e contrabando de combustível e cigarros, atua no ramo das drogas, costuma ter contatos dentro do poder judiciário

Zemun: Trafico de drogas, assassinato e seqüestro por encomenda. Costuma ter contatos na policia e no poder judiciário.

Voždovac: Um dos clãs mais poderosos da Sérvia, ele controla a maioria dos outros clãs e age em todos os ramos do submundo.

Karaburma: O único clã que faz frente ao Voždovac, extremamente influente no trafico de drogas, mesmo atuando em todos os campos do submundo. Dependendo da região da Servia Karaburma controla os clãs menores.

Dorcol: Clã especialista em trafico de drogas.






Máfia Israelita


Desde a segunda guerra mundial os Judeus se espalharam por todo globo em busca de asilo, e como em todo lugar nasceu um novo tipo de crime, os judeus se organizam e famílias de maneira muito similar a Mafia italiana.
Em Los Angeles temos 3 famílias judaicas em ação os Cohen, Levy e Katz. A organização de cada Familia ocorre da seguinte forma: O líder da Familia é o Chefe, nele se concentra todo o poder de decisão dos negócios, abaixo dele estão os subchefes, que podem ser de 1 a 3 dependendo da organização. Abaixo dos subchefes estão os agentes ou gerentes que controlam os negócios de forma direta e tem sob seu comando os soldados e adeptos novatos da família.




Máfia Mexicana

Desde os anos 50 que os mexicanos se organizam em grupos nos presídios americanos, essa união atrás das grades tornou o grupo mexicano muito forte no submundo. A organização é a nível de local, se assemelham as Gangues de rua, mas seus negócios com drogas e extorções são muito mais organizados e seus grupos tendem a se identificar através de tatuagens. Todos os membros da Mafia Mexicana possuem uma tatuagem de identificação que é um circulo rodeado por fogo com duas espadas cruzadas no centro.
L.A é o berço da máfia mexicana, o poder dos mexicanos aqui é quase inigualável em termos de adeptos, nos últimos anos a máfia mexicana tem feito acordos com a máfia italiana e os yakusa para dividir muitos dos negócios que L.A oferece.



    Yakusa

     Sem duvida uma das mais poderosas máfias do mundo, e Los Angeles é a cidade americana onde temos mais Yakusas por m2 no mundo. Toda Chinatown é controlada pela máfia japonesa. A hierarquia dos Yakusa é a mais rígida de todos as máfias de que se tem registro, ela se divide em famílias, onde há um líder chamado de pai (Oyabun), os sublideres que são os filhos (wakagashira), e os irmãos que são os terceiros em hierarquia chamados de shateigashira. Com a autorização do pai de cada clã, a ramificação pode aumentar (e sempre aumenta) formando subfamílias dentro de um clã, então um filho pode se tornar um pai de uma subfamília e assim por diante. Mulheres nunca foram toleradas na liderança de famílias da Yakusa, embora já se ouve falar em mulheres que estão controlando famílias com mãos de ferro em nome da Yakusa.

 Dentro da yakusa as quatro principais famílias são:

 
Nome
Descrição
Símbolo
Yamaguchi-gumi (六代目山口組)
Criada em 1915 é a maior família da Yakuza, tem mais de 40 mil membros e é dividida em 750 clãs. Seu Oyabun (líder) é o Kenichi Shinoda.
Sumiyoshi-rengo (住吉会, as vezes chamado de Sumiyoshi-kai (住吉会)
É a segunda maior família da Yakuza, com mais de dez mil membros divididos em 177 clãs. Seu Oyabun atual é o Shigeo Nishiguchi , Osomuya Tanaka. É inimiga de morte da Yamaguchi-gumi
Inagawa-kaï(稲川会)
É a terceira maior família da Yakuza, tem mais de 7 mil membros e é dividida em 177 clãs. Seu Oyabun atual é o Kakuji Inagawa. Foi a primeira Yakuza a operar fora e dentro do Japão
Towa Yuai Jigyo Kumiai (東亜友愛事業組合), as vezes chamada de Towa-kai (東亜会)
É a quarta maior família da Yakuza, tem mais de mil membros e é dividida em 6 clãs. Seu Oyabun atual é o Satoru Nomura. Foi a primeira Yakuza japonesa a ser criada na Coréia.

Todas elas estão presentes em LA e arredores, e seus lideres são em media a terceira geração de subfamílias vindas do Japão. A Yakusa atua em praticamente todos os ramos do crime.


Triad (máfia chinesa)


      A triad é tão grande na china como a yakusa é no Japão, contudo ao contrario dos japoneses a máfia chinesa não ostenta tanto poder em suas tatuagens e roupas como a yakusa. O solo americano ainda é novidade, mas o trabalho já começou principalmente nas falcificações de roupas e dinheiro embora os outros ramos também sejam de seu interesse.

     A organização da Triad é peculiar, o grupo usa códigos numéricos para distinguir entre patentes e posições dentro da gangue, os números são inspirados por numerologia chinesa baseado no ching, "489" refere-se a "montanha" ou "dragão" mestre (ou 'dragonhead') , enquanto 438 é usado para o "mestre montanha deputado". "426" se refere a um "comandante militar", também conhecido como "Pólo Vermelho", supervisionando as operações defensivas e ofensivas, enquanto "49" indica a posição de "soldado" ou membro classificação e arquivo. O "branco" (415) fornece aconselhamento financeiro e de negócios, e o "sandália de palha" (432) funciona como um elo de ligação entre diferentes unidades. "25" refere-se a um agente disfarçado da aplicação da lei ou espião de outra tríade, e tornou-se popularmente usado em Hong Kong como uma gíria para "informante".



      A cerimônia típica de iniciação ocorre em um altar dedicado a Guan Yu , com incenso e um sacrifício animal, geralmente um frango porco ou cabra . Depois de beber uma mistura de vinho e do sangue do animal ou para o candidato, o membro vai passar por baixo de um arco de espadas enquanto recita juramentos da tríade. O papel em que os juramentos são escritos será queimado sobre o altar para confirmar obrigação do membro para exercer as suas funções aos deuses. Três dedos na mão esquerda são levantados como um gesto de ligação.




Máfia Colombiana


A Mafia Colombiana é famosa pela qualidade de sua droga, e isso não é diferente em Los Angeles, alguns representantes da Colômbia formam uma quadrilha organizada que visa a entrada e a venda de drogas nos EUA. Embora o foco seja o narcotráfico, os colombianos atuam como uma grande empresa procurando atuar em todos os ramos que puderem lucrar.Os colombianos também enxergam grandes negócios em guerrilhas e mercado negro de armas.

Suas influencias costumam ser poderosas dentro da política e seu dinheiro pode subornar muita gente.



Máfia Italiana

A máfia italiana, é uma das mais conhecidas no mundo, não só pelos filmes e livros mas pelas sua influencia na sociedade e seus costumes e códigos de conduta. A Mafia está nos EUA desde o inicio do século XX e isso faz com que eles sejam temidos e respeitados pelos seus concorrentes, são muitos anos de negócios sendo feitos e acordos. Nos primeiros anos do século XX a máfia italiana só tinha seus irmãos de pátria como concorrentes, as famílias brigavam por território e negócios. E continua sendo assim, contudo a concorrência aumentou muito e manter o inimigo mais perto ainda está difícil...

São varias as famílias italianas que atuam em Los Angeles, mas atualmente temos 5 principais que realmente fazem as coisas acontecer:

Turin
Teve uma grande parte de seus homens mortos após pequena guerra contra os Barletta, teve seu reinado no comércio de drogas e armas no período de 1973 a 1975 teve seu fim decretado em 1992 devido a má fase a crise e a ameaças da família Barletta.

Cordopatri
A família Cordopatri foi quem espalhou a máfia para os EUA era conhecida pela alta venda de armas sempre favorecendo as fámilias maiores, em 1986 venderam um alto valor de armas a família Stracci, os Stracci não pagaram então os Cordopatri mandaram homens para matá-los mas não deu certo e acabaram mortos, e os poucos que viveram resolveram encerrar com o comércio.
Gerevini
Provenientes de Castelfranco D'óglio, na província de Cremona, eram importante peça da máfia italiana. Eram muito discretos no que faziam e exigiam sigilo total, talvez por isso não são tão citados. Tinham uma provável co-ligação com os "Cosa Nostra". Eram frios e conhecidos por não deixar rastros(prova disso, é que hoje não se encontram arquivos e fichas policiais sobre os mesmos).

Amorielle
A família Amorielle iniciada em 1902 por Alero Amorielle, conhecida pela sua vasta ficha criminal, foi acusada de fraudes a bancos, comércio de narcóticos e armas, teve seu lugar garantido entre grandes famílias como Cordopatri e Cosa Nostra. Os Amorielle eram conhecidos como a Máfia da Duplicidade. Grande parte dos integrantes da família foram mortos nos conflitos com outras famílias, e até os dias atuais não se sabe o paradeiro da família Amorielle.

Cosa Nostra
A maior família mafiosa italiana que era conhecida por dar fim nas outras famílias também pelo seu temperamento frio. Foram responsáveis pela exterminação de famílias consagradas como Cordopatri, Gallo, Fellicci, Mammoliti e outras.

Os 10 mandamentos da máfia italiana:

1. Ninguém pode se apresentar diretamente a um de nossos amigos. Isso deve ser feito por um terceiro.


2. Nunca olhe para as esposas de seus amigos.


3. Nunca seja visto com policiais.


4. Não vá a bares e boates.


5. Estar sempre à disposição da Familia é um dever - mesmo quando sua mulher estiver prestes a dar à luz.


6. Compromissos devem sempre ser honrados.


7. As esposas devem ser tratadas com respeito.


8. Quando lhe for solicitada uma informação, a resposta deve ser a verdade.


9. Não se pode apropriar de dinheiro pertencente a outras famílias ou outros mafiosos.


10. Pessoas que não podem fazer parte da Familia: qualquer um que tenha um parente próximo na polícia; qualquer um que tenha um parente infiel na família; qualquer um que se comporte mal ou que não tenha valores morais.

A hirarquia das Familias pode variar um pouco mas geralmente funciona de da mesma maneira, as mulheres jamais são aceitas nos cargos, e podem ser vistas com maus olhos em reuniões de “negócios” pelos demais membros: O chefe de um clã é normalmente eleito pelos soldados (embora traição e assassinatos ocorra para tomar a liderança).  Seu mandato também é freqüentemente curto: as eleições são anuais, e ele pode ser deposto mais cedo por má conduta ou incompetência.
O subchefe é normalmente nomeado pelo chefe. Ele é o chefe mais confiável homem, geralmente é o braço direito e segundo em comando. Se o chefe é morto ou preso, ele toma posse como líder.
O consigliere ("conselheiro") da familia também é eleito anualmente. Um de seus postos de trabalho é supervisionar as ações do chefe e seus subordinados imediatos, particularmente nas questões financeiras (por exemplo, impedindo peculato ).  Ele também atua como um consultor imparcial para o chefe e mediador em disputas internas. Para cumprir esse papel, o consigliere deve ser imparcial, desprovido de conflitos de interesse e ambição.
Além de seus membros, Cosa Nostra faz uso extensivo de "associados". Estas são pessoas que trabalham para ou ajudar uma familia (ou mesmo várias familias), mas não são tratados como verdadeiros membros. Estes incluem funcionários corruptos e mafiosos em perspectiva. Um sócio é considerado pela mafiosos nada mais que um instrumento.











Nenhum comentário: