RESUMO DO MUNDO DE TREVAS

OS DIAS DE HOJE
É muito difícil separar as sociedades secretas ativas nos dias de hoje. Estima-se que existam cerca de um milhão de praticantes de magia e membros de sociedades secretas no mundo (real) em mais de dez mil seitas, ordens e irmandades
Isso equivale dizer que, no mundo real, pelo menos 1 a cada 10.000 pessoas lida de alguma forma com as ciências ocultas ou pertence a uma sociedade secreta. É claro que a grande maioria delas (cerca de 80%) não chega aos estágios mais profundos de conhecimento (e portanto, não atuam no universo de jogo de TREVAS).

O ARKANUN ARCANORUM HOJE
A instituição conhecida como Arkanun Arcanorum – A.A. – ou Grande Fraternidade Branca, como é chamado pelos estudiosos do ocultismo, é uma sociedade de magos unidos por interesses políticos, místicos, religiosos e cujo é objetivo é congregar os magos terrestres e a manutenção dos fatos sobrenaturais ocorridos na Terra.
Apenas os magos mais graduados de cada ordem mística conseguem ter acesso ao A.A. O motivo? Os aprendizes das escolas de magia ainda não estão suficientemente familiarizados com o oculto para poder participar de confabulações e jogadas políticas que possam afetar direta ou indiretamente o destino dos magos e num âmbito maior, da humanidade. Acredite, saber que demônios existem e que eles vivem entre nós pode ser aterrador para um iniciante no estudo da magia.

Mestres e Aprendizes
Apesar da corrupção que a magia causa nas mentes dos magos, eles podem vir a adquirir mais resistência a insanidade do mundo verdadeiro. Os personagens dos jogadores estão no limiar entre os aprendizes eos magos verdadeiros. A medida que estudam o oculto o véu da realidade começa mostrar a face de um mundo louco para eles, cheio de tantos mistérios, que pode enlouquecer as mentes mais fracas. No entanto, aquele que resistir crescerá em poder.
Em Trevas os aprendizes manejam a magia, mas em níveis baixos, quase nunca ultrapassando dois caminhos e o primeiro círculo em cada um deles. Sim, eles sabem algo bem básico sobre a Roda dos Mundos e sabem como tirar energia do plano astral, mas o conhecimento de que existem anjos, demônios e vampiros lhes é apenas sugerido, mas muitos deles esquecem, uns por falta de interesse, outros por incapacidade.
Sendo assim, poucos têm um conhecimento concreto acerca da realidade, e são esses que fazem parte do Arkanun Arcanorum. Considerando que em média teremos 1 membro “aprendiz” (não confundir com o grau de aprendiz do membro dentro de sua ordem) de sociedade secreta para cada 10 mil habitantes, e sabendo que os aprendizes não participam do Arcanorum e maioria nem sabe que existe, a quantidade de membros “verdadeiros”, ou seja aqueles que participam ativamente do Arcanorum, serão 1 para cada 50 mil habitantes.

A História
O primeiro Arcanorum foi instituído pelo grande Salomão, criador do Selo de Salomão. Ele lançou para as futuras gerações de magos as bases de uma sociedade em que os magos terrenos poderiam se reunir para tratar das atividades sobrenaturais de forma pacífica. Na verdade, não existia ainda uma estrutura completa de organização, que só veio no século IV.
Com a ascensão do Império Romano, a cidade de Roma tornou-se centro do mundo conhecido. Todas as ordens místicas enviaram representantes a Roma. Durante o período da República foi criado o cargo de Magister e o de Lex Magister, inspirados nos magistrados romanos. Os primeiros conselhos do Arcanorum só se organizariam mesmo no século IV, mas nessa época os poderosos Nimbus já haviam entrado em ação para instituir o cristianismo como a religião oficial do Império Romano, e quando os Diáconos perceberam era tarde demais.
Os diáconos das várias dioceses não puderam impedir a expansão do cristianismo e os Anjos, mas continuavam e com seus objetivos, que eram a exploração dos mundos astrais, a proteção dos centros de energia místicas da terra e a destruição das criaturas maléficas. Em vez de se espalhar, estabeleceram diversas fortalezas nas cidades mais importantes da Europa, de modo a supervisionar mais de perto as ações dos magos e das criaturas sobrenaturais dessas cidades, em especial os anjos. Diferente da primeira versão, esta era composta por magos de diferentes crenças (cristãos, hindus e pagãos).
E sobrevêm um pesadelo... A Inquisição. Os magos foram caçados juntamente com os demônios e outras criaturas sobrenaturais, e o Arcanorum quase se desfez. Os diáconos procuraram unir as ordens para combater os Inquisidores.
Com a chegada do Renascimento, o homem retorna aos pensamentos clássicos da antiguidade. Enquanto os reis, apoiados pela burguesia, aumentam seu poder e riqueza, a autoridade da Igreja declina. Comesse enfraquecimento, os magos puderam formar, pela terceira vez, um conselho de magos na Europa. A Inquisição fora letal para muitas ordens, das 44 originais a formar o A.A. apenas 32 chegaram ao séculoXVII (todas estão apresentadas no Trevas).

O século XXI
Apesar dos conflitos entre as ordens de ideologias diferentes, o Arcanorum tem sobrevivido. Os membros mais otimistas afirmam que a paz com os anjos está se tornando realidade. “É só uma questão de tempo até as cidades mais conflituosas assinarem a paz com os anjos”, dizem. Mas os pessimistas afirmam que os humanos devem se unir e expulsar demônios e anjos, como tentaram fazer no passado.
O século XXI representa uma nova era, uma estrada completamente nova a ser trilhada e construída.Cada ordem deve tentar buscar da melhor forma possível uma maneira de transicionar o Apocalipse vindouro. Mesmo que não se saiba a data, sabemos que ele vem, é inevitável.

Organização no Mundo
Aqui falaremos sobre a atuação do Arkanun Arcanorum a nível mundial, com seus Órgãos, Cargos e Eventos Regionais, Nacionais e Mundiais.

Relações entre conselhos
O A.A não se organiza apenas nas cidades, pois se fosse assim, os conselhos não seguiriam um padrão, e assim a ele nunca teria chegado à atualidade inteiro. Qualquer um chegaria numa cidade e diria: “Este é meu domínio!” e tentaria tomar o domínio acaso existisse algum outro mago comandando a cidade. Haveria combates mais intensos que hoje, o que tornaria muito mãos difícil esconder o sobrenatural da população mundana. Por isso existe uma organização mais ou menos padronizada em todos os conselhos. O exemplo dado aqui é o que mais se aproxima da paz.

Concílio Régio e Arquidiocese
Quando dois conselhos estão situados na mesma região geopolíticos, podem iniciar relações diplomáticas, enviando embaixadores entre as cidades, para fazer acordo e renovar alianças. Quando as relações já estão adiantadas, dois ou mais conselhos da mesma região podem decidir pela formação de um Concílio Régio. Todos os Concílios enviam o seu Diácono Superior para fazer parte do Conselho. Até seis Dioceses podem ser acomodadas no Concílio Régio. As reuniões são realizadas no templo da cidade cujo Concílio tenha maior influência na região da Arquidiocese. O Edil desta Diocese realiza as vezes de secretário nas reuniões, que transcorrem da mesma forma que as reuniões de um Concílio comum. Mas apenas os membros de maior cargo podem comparecer a reunião do Concílio Régio, como Pretores, Magisters e Diáconos. Dois Diáconos podem acompanhar um Diácono Régio fazendo as vezes de Magisters.
É necessário dizer que as decisões tomadas pelo Concílio Régio não precisam necessariamente ser obedecidas pelos conselhos. Caso os Diáconos locais votem pela não validade da decisão ela não terá validade na sua Diocese. Entretanto, isso pode acarretar conflitos políticos que podem gerar tragédias. Quando uma região não possui concílio, cada sociedade secreta da região pode optar individualmente por escolher participar das reuniões do Conselho mais próximo.

Órgãos e cargos regionais e mundiais
Conselho Superior do Arcanorum
Há um Conselho Superior que ampara o Arcanorum. Não seria de outra forma. Mas suas ações não podem afetar a independência de uma Diocese. Sua função é organizar o Arcanorum e agir apenas em casos extremos, quando uma região estiver com um conflito sobrenatural que venha a ser demais danoso para a conjuntura da Fraternidade. Mesmo assim, sua influência é grande, utilizando-se das redes de contatos dês eus integrantes para chegar a uma solução para um impasse.
É muito importante fazer parte desse conselho, pois ele atesta que a Ordem está de fato compromissada em manter a paz sobrenatural no mundo. O Conselho é formado por um representante de cada ordem inscrita. Existem dois tipos de representação: Conselheiro Superior e Observador.
O Conselheiro Superior é um representante de uma ordem compromissada com o A...A.... Ele pode votar nas decisões deste conselho. Atualmente as seguintes ordens fazem parte do Conselho Superior: Ordem de Dagon, Magos Atlantes, Escola de Yamesh, Escola Cabalística de Luft, AGNI, Templo de Ísis e Osíris, Magos Vermelhos, Ordem Mármore, Casa de Chronos, Iluminados, Ordem de Salomão, Magos Austro-Húngaros, Ordem do Dragão, Ordem do Graal, Wiccas, Bardos e Druidas, Hellfire Club, Golden Dawn eOrdem da Rosa e da Cruz. Tem cadeira como Observadores as seguintes ordens: Sociedade de Hassan, Magos das Sombras. As demais escolas não possuem nenhum representante no Conselho Superior.

Supervisores
Os Supervisores ou Cônsules trabalham como embaixadores, conciliadores e na criação de Conselhos.Neste último caso sua função está bem explicita na seção Criação do Conselho. Todos os supervisores possuem ligação com o Conselho Superior.

Conselhos Regionais e Internacionais
Várias Arquidioceses podem ainda reunir-se num conselho Regional ou Nacional. Na verdade a “integração“ ocorre com uma Arquidiocese que possui muito mais influência no país em questão. No caso doBrasil seria o Concílio de São Paulo, o maior do Brasil e da América do Sul. Essa integração é muito esporádica no que diz respeito à interferência direta. Nenhum Diácono virá de São Paulo irá ao Nordeste impor a vontade da Diocese de São Paulo. A ação desse Diácono seria nula ou seria feita de maneiras indiretas, afetando a Economia do Nordeste, por exemplo.
Poderíamos dizer que os Conselhos Internacionais são formados pelos Diáconos que podem se reunir,apesar de isso ser muito raro, muito mesmo. Esses Conselhos possuem um Supervisor em seu comando, que pode ser um importante Diácono da Diocese mais influente de um país ou de um conjunto de países. Cada conselho internacional só pode ter no máximo UM Cônsul.
A divisão dos Conselhos Internacionais da Terra depende da população daquela região do Globo, da sua Importância Mística e das quantidades de Membros residentes nela.
As seguintes regiões da América possuem conselhos próprios, em ordem de importância:
* Estados Unidos, formado por Estados Unidos e Canadá;
* Brasil;
* Mesoamérica, formado pelos México e pelos países da América Central;
As seguintes regiões da Europa possuem conselhos próprios, em ordem de importância:
* Europa Ocidental, formado pelos países da Europa Ocidental;
* Rússia, formada por todos os países da antiga União Soviética;
* Europa Oriental, formado pelos países da Europa Oriental;
As seguintes regiões da Ásia possuem conselhos próprios, em ordem de importância:
* Oriente Médio;
* Índia;
* Extremo Oriente, formado por China, Japão e seus vizinhos;
As seguintes regiões da África possuem conselhos próprios, em ordem de importância:
* África Setentrional
* África Central, Oriental e do Sul;
A Oceania não está dividida em sub-regiões.
A Antártida, por não possuir população consistente, não possui um Conselho Internacional.

A Lista Anátema
Existem criminosos dentro do Arcanorum, os que cometeram crimes leves ou graves. Existem, porém,aqueles ultrapassaram todos os limites e se tornaram assassinos deliberados, que matam magos para utilizar seu espírito em algum ritual proibido ou por qualquer outro motivo. Os Concílios de suas cidades originais caçaram-nos, e muitos foram presos, outros não. Por isso vários desses membros descontentes se reuniram e decidiram criar a Lista Anátema.
A Lista Anátema é uma organização não-oficial, ou seja, ninguém reconhece a sua existência aberta-mente. Foi formada por membros descontentes e desesperados com a situação dos criminosos mais sanguinários e corruptos escaparem da justiça arcana pelos seus crimes hediondos. Por isso eles decidiram criar a Lista Anátema, uma instituição para criada para caçar os “Anátemas”, magos que foram banidos do Arcano-rum e são temidos e odiados por onde passem, sendo denunciados caso alguém os identifique.
Os encarregados de procurar os suspeitos são os Caçadores de Anátemas, membros do Arcanorum que foram escolhidos pelos membros da Lista e treinados para a sua tarefa. A escolha de um Caçador é cautelosa.Um membro é observado durante meses até que se tenha certeza que suas habilidades se encaixam. Um ponto crucial é se ele teve alguma experiência ruim com um Anátema. Em seguida, ele é abordado e indagado se deseja fazer parte da Lista Anátema. Caso negativo sua memória acerca desse fato é apagada. Caso diga sim,é submetido a um treinamento de dois anos, e então poderá começar a caçar. Um Caçador desses não cobra NADA, pois sua recompensa será dada pelo prazer de que a justiça foi feita.
Encontrar um caçador de Anátemas é muito difícil. É preciso primeiro que o membro seja alguém com poder político, como um Diácono, Pretor ou Magister. Depois ele deve conseguir com alguém que possua contatos com a Lista, e então deve esperar a vinda do Caçador. É preciso dizer que APENAS pessoas com poder político tem cacife para chamar um caçador.

Nenhum comentário: